Descrição do Curso

O Módulo Integrado de Sistemas Digitais foi introduzido no Projeto Pedagógico do curso na reforma curricular, implantada no primeiro semestre de 2012, sucedendo o componente curricular Estudo Integrado Sistemas Digitais, visando uma reestruturação dos conteúdos antes pulverizados no Estudo Integrado, nos co-requisitos e em outros componentes curriculares. Além disso, desde a sua primeira reforma, a cadeira TEC499 passou a adotar um caráter preparatório voltado para características de projeto de sistemas digitais, com foco na implementação de IP-cores, com apoio do modelo de processos ipPROCESS.

Objetivo

Os sistemas computadorizados geralmente são constituídos por unidades de processamento, memória, subsistema de Entrada/Saída, e interconexão interna. Além dos componentes de hardware, a funcionalidade de um sistema computadorizado é complementada por componentes de software.

Neste contexto, o Módulo Integrador de Sistemas Digitais trata das questões básicas sobre o projeto e a análise dos componentes de hardware digital.

Pré-requisitos

TEC 499 é um curso em nível de graduação que requer conhecimento básico em projeto de Circuitos Digitais. Você deve também ter familiaridade com aspectos básicos de linguagem de programação de alto nível (C, Java, etc), lógica booleana e simplificação, adição, subtração e multiplicação/divisão em hardware, circuitos de controle baseado em FSM. É também recomendado o conhecimento sobre elementos básicos de data path: ALU, banco de registradores e multiplexadores. EXA 854, EXA863, TEC 498 e TEC 401 são exemplos de cusos que abordam os conceitos listados.

Co-requisitos

Por se tratar de um componente PBL, TEC 499 utiliza-se dos objetivos de aprendizagem presentes em TEC 402, no que se refere aos conceitos básicos de linguagem de máquina, microarquitetura de processadores e interface de E/S.

Bibliografia Básica

PATTERSON, D. A., HENNESSY, J. R. Arquitetura de Computadores: Interface Hardware/Software. Elsevier, USA, 4 edição, 2014.

HARRIS, D. M., HARRIS, S. L. Digital Design and Computer Architecture. Elsevier, USA, 2 edition, 2013
Bibliografia Complementar.

BERGERON, J. Writing Testbenches: Functional Verification of HDL Models. Kluwer Academic, Norwell, MA, USA, 2 edition, 2003.

CHU, P. P. FPGA Prototyping by Verilog Examples. John Wiley & Sons, New Jersey, 1 edition, 2008.

Consulte links e downloads na página de Recursos.

Monitoria

Aguardando nova Seleção para Monitor

Avisos Recentes

  • Barema CP#2, P#2 Segue o barema para avaliação do Check Point #2 do Problema #2.
    Postado em 5 de abr de 2016 15:42 por Thiago Jesus
  • Programas de Teste em Assembly Prezad@s, já está disponível para download na página de problemas 2015.2 o pacote contendo os programas de teste mencionados no texto do Problema #1.
    Postado em 3 de dez de 2015 06:41 por João Carlos
  • Disponibilização do Problema #1 Já se encontra disponível no site o link para o texto do problema #1. A primeira sessão tutorial ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 30/11, conforme cronograma anexo no ...
    Postado em 27 de nov de 2015 14:01 por Thiago Jesus
  • Apresentação do Problema #3 Já está disponível o documento referente ao Problema #3 do semestre 2015.1. Juntamente ao problema anexamos um documento de especificação contendo o conjunto e o layout de instruções do ...
    Postado em 28 de abr de 2015 13:15 por João Carlos
  • Correção no Problema #2 Já está disponível a nova versão do Problema #2, incluindo as especificações das flags mencionadas na Tabela 1 do Anexo.
    Postado em 6 de abr de 2015 19:45 por João Carlos
Exibindo postagens 1 - 5 de 8. Exibir mais »

O que fazer depois

Visando adotar um modelo de formação continuada, o estudante que desejar aprofundar os estudos na área de Projeto de Sistemas Digitais pode optar por um conjunto de componentes profissionalizantes oferecidos periodicamente, não limitando-se aos listados a seguir.

TEC 445 Concepção de Circuitos Integrados

Conceitos básicos de circuitos integrados. Processos de fabricação. Metodologias e regras de projeto. Estilos de implementação de circuitos integrados: full custom, standard cells, gate arrays, sea of gates, FPGA’s. Concepção de blocos lógicos digitais. Metodologias de concepção, tipos de ferramentas e descrições. Estruturas regulares. Blocos tipo ULA, registradores, PLA, ROM e outros. Estruturas para teste.

TEC 446 Automação do Projeto de Circuitos Integrados

Processos CMOS. Fluxo de projeto de circuitos integrados. Tipos de verificação e sua integração ao fluxo de projeto. Níveis de modelagem. Práticas de codificação e projeto. Análise temporal. Análise de integridade de sinais. Técnicas de economia de consumo de energia. Técnicas de projeto visando testabilidade. Encapsulamento. Ferramentas de auxílio ao projeto.

TEC 447 Arquiteturas Avançadas de Computadores

Ementário -- Estudo de arquiteturas complexas com diversos processadores. Processamento paralelo. Interconexões de processadores. Paralelismo de baixa granularidade em arquiteturas escalares, super-escalares, pipeline e super-pipeline. Processadores vetoriais. Processadores associativos. Paralelismo de alta granularidade em multiprocessadores baseados em memória compartilhada e passagem de mensagem. Organização de memória em multiprocessadores.