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Exemplos de poemas gerados pelo PROPOE

Poemas gerados a partir de Os Sertões, Euclides da Cunha

A expedição no outro dia,
A igreja nova, à margem do rio,
E como o exército se erigia,
e as que o firmavam, decuplicando-o,
Atiram a esmo, sem pontaria,
Atenua o calor no estio,
Afrouxara a fuzilaria,
Este período de vida mostra-o,
A/ ex/pe/di/ç#ã/o/ no #o/u/tro/ d#i/a, -> Decassílabo -> 5 7 10
A/ i/gr#e/ja/ n#o/va, à/ m#ar/gem/ do/ r#i/o, -> Decassílabo -> 3 5 7 10
E/ c#o/mo/ o e/x#ér/ci/to/ Se e/ri/g#i/a, -> Decassílabo -> 2 5 10
e/ as/ Que o/ fir/m#a/vam,/ de/cu/pli/c#an/do§/o, -> Decassílabo -> 5 10
A/t#i/ram/ a/ #es/mo,/ sem/ pon/ta/r#i/a, -> Decassílabo -> 2 5 10
A/te/n#u/a/ o/ ca/l#or/ no/ es/t#i/o, -> Decassílabo -> 3 7 10
A/fr#o/u/xa/ra/ a/ fu/zi/la/r#i/a, -> Decassílabo -> 2 10

Fonética: 1,00
Esquema rítmico: 0,49 
Tônicas similares: 0,33
Acentuação: 0,50
Escore = 2,33
(MIVES sentenças iniciais, PROPOE p
arâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação)    
Era o último, naquele rumo.
Nada referia sobre o passado.
O seu comando foi, porém, brevíssimo.
O fato foi de todo inesperado.

Busquemos um exemplo único, o último.
Assim, era um desequilibrado.
Ampliam a influência do último.
Chegaram primeiro a vanguarda.
#E/ra/ O/ #úl/ti/mo,/ na/qu#e/le/ r#u/mo. -> Decassílabo -> 1 4 8 10
N#a/da/ re/fe/r#i/a/ s#o/bre O/ pa/ss#a/do. -> Decassílabo -> 1 5 7 10
O/ seu/ co/m#an/do/ f#oi,/ po/r#ém,/ bre/v#í/ssi/mo. -> Decassílabo -> 4 6 8 10
O/ f#a/to/ f#oi/ de/ t#o/do i/nes/pe/r#a/do. -> Decassílabo -> 2 4 6 10

Bus/qu#e/mos/ um/ e/x#em/plo/ #ú/ni/co, O #úl/ti/mo. -> Decassílabo -> 2 6 8 10
A/ss#im,/ #e/ra/ um/ de/se/qui/li/br#a/do. -> Decassílabo -> 2 3 10
Am/pl#i/am/ a/ in/flu/#ên/ci/a/ do #úl/ti/mo. -> Decassílabo -> 2 7 10 Che/g#a/ram/ pri/m#e/i/ro/ a/ van/gu#ar/da. -> Decassílabo -> 2 5 10

Fonética: 1,83
Esquema rítmico: 0,41 
Tônicas similares: 0,0
Acentuação: 0,50
Escore = 2,74
(MIVES sentenças completas, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com o primeiro verso)  
Volviam à tática invariável.
República a um assomo iconoclasta.
Previram a derrota inevitável.
A reação foi imediata.

O antagonismo era inevitável.
Progrediam cautelosas na rota.
A derrota era inevitável. Uma delas era digna de nota.
Vol/v#i/am/ à/ t#á/ti/ca in/va/ri/#á/vel. -> Decassílabo -> 2 5 10
Re/p#ú/bli/ca a um/ a/ss#o/mo i/co/no/cl#as/ta. -> Decassílabo -> 2 6 10
Pre/v#i/ram/ a/ de/rr#o/ta i/ne/vi/t#á/vel. -> Decassílabo -> 2 6 10
A/ re/a/ç#ã/o/ f#oi/ i/me/di/#a/ta. -> Decassílabo -> 4 6 10

O/ an/ta/go/n#is/mo #e/ra i/ne/vi/t#á/vel. -> Decassílabo -> 5 6 10
Pro/gre/d#i/am/ c#au/te/lo/sas/ na/ r#o/ta. -> Decassílabo -> 3 5 10
A/ de/rr#o/ta/ #e/ra/ i/ne/vi/t#á/vel. -> Decassílabo -> 3 5 10
#U/ma/ d#e/las/ #e/ra/ d#ig/na/ de/ n#o/ta. -> Decassílabo -> 1 3 5 7 10

Fonética: 1,31
Esquema rítmico: 0,41 
Tônicas similares: 0,0
Acentuação: 0,50
Escore = 2,70
(MIVES sentenças completas, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por posicionamento de tônica, comparação entre os versos) 
Era um golpe de audácia estupendo.
Não entendemos a lição eloqüente.
Era retangular, e vasto, e pesado.
Era o momento agudo do combate.

A formação brasileira no Norte.
Obedeciam-no incondicionalmente.
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Endireitou, rumo firme, em cheio para o norte.
#E/ra/ um/ g#ol/pe/ de/ au/d#á/ci/a es/tu/p#en/do. -> Dodecassílabo -> 1 4 8 12
N#ão/ en/ten/d#e/mos/ a/ li/ç#ã/o/ e/lo/qu#en/te. -> Dodecassílabo -> 1 4 8 12
#E/ra/ re/tan/gu/l#ar,/ E/ v#as/to,/ E/ pe/s#a/do. -> Dodecassílabo -> 1 6 8 12
#E/ra/ O/ mo/m#en/to/ a/g#u/do/ do/ com/b#a/te. -> Dodecassílabo -> 1 5 8 12

A/ for/ma/ç#ã/o/ bra/si/l#e/i/ra/ no/ N#or/te. -> Dodecassílabo -> 4 8 12
O/be/de/c#i/am§/no in/con/di/ci/o/nal/m#en/te. -> Dodecassílabo -> 4 12
O/ ser/ta/n#e/jo/ É,/ #an/tes/ de/ t#u/do, um/ f#or/te. -> Dodecassílabo -> 4 7 10 12
En/di/rei/t#ou,/ r#u/mo/ f#ir/me, Em/ ch#e/io/ para O/ n#or/te. -> Dodecassílabo -> 4 5 7 9 12

Fonética: 0,48
Esquema rítmico: 0,64 
Tônicas similares: 0,25
Acentuação: 0,63
Escore = 2,00
(MIVES sentenças completas, PROPOE parâmetros: rima mista, métrica dodecassílabo, similaridade por posicionamento de tônica, comparação entre versos) 
Di-lo uma comparação histórica.
Acabaram-se as munições de boca.
Organiza-se a expedição.
A extrema dor era a extrema-unção.

De repente, uma variante trágica.
E falseavam a peleja franca.
Requeriam outra reação.
A retirada foi a salvação.
D#i§/lo/ #u/ma/ com/pa/ra/ç#ã/o his/t#ó/ri/ca. -> Decassílabo -> 1 3 8 10
A/ca/b#a/ram§/se As/ mu/ni/ç#ões/ de/ b#o/ca. -> Decassílabo -> 3 8 10
Or/ga/n#i/za§/se/ a/ ex/pe/di/ç#ão. -> Decassílabo -> 3 10
A/ ex/tr#e/ma/ d#or/ #e/ra/ a extrema§/un/ç#ão. -> Decassílabo -> 3 5 6 10

De/ re/p#en/te, #u/ma/ va/ri/#an/te/ tr#á/gi/ca. -> Decassílabo -> 3 4 8 10
E/ fal/se/#a/vam/ a/ pe/l#e/ja/ fr#an/ca. -> Decassílabo -> 4 8 10
Re/qu/e/r#i/am/ #o/u/tra/ rea/ç#ão. -> Decassílabo -> 4 6 10
A/ re/ti/r#a/da/ f#oi/ a/ sal/va/ç#ão. -> Decassílabo -> 4 6 10

Fonética: 0,75
Esquema rítmico: 0,69 
Tônicas similares: 0,58
Acentuação: 0,50
Escore = 2,53
(MIVES sentenças completas, PROPOE parâmetros: rima emparelhada, métrica dodecassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação entre versos)
A princípio avançou corretíssima.
Começara, de fato, a retirada.
Foi no último arranco da investida.
Esta experiência é belíssima.

Quebra-se o encanto de ilusão belíssima.
A manhã surgia rutilante e muda.
Mas o conjunto pouco se transmuda. Impraticável e perigosíssima.
A/ prin/c#í/pio a/van/ç#o/u/ co/rre/t#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 3 6 10
Co/me/ç#a/ra,/ de/ f#a/to, a/ re/ti/r#a/da. -> Decassílabo -> 3 6 10
F#oi/ no/ #úl/ti/mo a/rr#an/co/ da in/ves/t#i/da. -> Decassílabo -> 1 3 6 10
#Es/ta/ ex/pe/ri/#ên/ci/a É/ be/l#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 1 6 10

Qu#e/bra-/se O en/c#an/to/ de i/lu/s#ão/ be/l#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 1 4 8 10
A/ manhã/ sur/g#i/a/ ru/ti/l#an/te E/ m#u/da. -> Decassílabo -> 4 8 10
Mas/ O/ con/j#un/to/ p#ou/co/ se/ trans/m#u/da. -> Decassílabo -> 4 6 10
Im/pra/ti/c#á/vel/ E/ pe/ri/go/s#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 4 10

Fonética: 1,19
Esquema rítmico: 0,74 
Tônicas similares: 0,33
Acentuação: 0,50
Escore = 2,76
(MIVES sentenças completas, PROPOE parâmetros: rima interpolada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação entre versos)
Começa investindo com a montanha,
Falava-se, às vezes, na retirada.
Aquilo não era uma campanha,
É menos revolta e é mais árida.

As mais novas, copiando-lhes,
Em volta a casaria unida.
Alargavam o âmbito da campanha,
A enchente é unia parada na vida.
Co/m#e/ça in/ves/t#in/do/ com/ a/ mon/t#a/nha, -> Decassílabo -> 2 5 10
Fa/l#a/va-/se, #às/ v#e/zes,/ na/ re/ti/r#a/da. -> Decassílabo -> 2 4 5 10
A/qu#i/lo/ n#ão/ #e/ra/ #u/ma/ cam/p#a/nha, -> Decassílabo -> 2 4 5 7 10
é/ m#e/nos/ re/v#ol/ta/ e/ é/ m#ais/ #á/ri/da. -> Decassílabo -> 2 5 9 10

As/ m#ais/ n#o/vas,/ copiando-/lhes,/ l#i/nha/ a/ l#i/nha, -> Decassílabo -> 2 3 7 10
Em/ v#ol/ta/ a/ ca/sa/r#i/a/ u/n#i/da. -> Decassílabo -> 2 7 10
A/lar/g#a/vam/ o #âm/bi/to/ da/ cam/p#a/nha, -> Decassílabo -> 3 5 10
A en/ch#en/te é u/n#i/a/ pa/r#a/da/ na/ v#i/da. -> Decassílabo -> 2 4 7 10

Fonética: 0,50
Esquema rítmico: 0,64 
Tônicas similares: 0,25
Acentuação: 0,50
Escore = 1,89
(MIVES sentenças iniciais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com primeiro verso)
O exército ficara, afinal,
É que estava em jogo, em Canudos,
Dominador incondicional,
Ora dispersos, ora agrupados,

Entretanto estavam, afinal,
Para lá se arrastaram 55 feridos,
Entretanto, embora tradicional,
A sua entrada nos povoados,
O/ e/x#ér/ci/to/ fi/c#a/ra, a/fi/n#al, -> Decassílabo -> 3 7 10
é/ Que/ es/t#a/va/ em/ j#o/go, em/ Ca/n#u/dos, -> Decassílabo -> 4 7 10
Do/mi/na/d#or/ in/con/di/ci/o/n#al, -> Decassílabo -> 4 10
#O/ra/ dis/p#er/sos,/ #o/ra/ a/gru/p#a/dos, -> Decassílabo -> 1 4 6 10

En/tre/t#an/to/ es/t#a/vam,/ a/fi/n#al, -> Decassílabo -> 3 6 10
Para/ l#á/ Se/ a/rras/t#a/ram/ 55/ fe/r#i/dos, -> Decassílabo -> 2 6 10
En/tre/t#an/to, em/b#o/ra/ tra/di/cio/n#al, -> Decassílabo -> 3 5 10
A/ s#u/a/ en/tr#a/da/ nos/ po/vo/#a/dos, -> Decassílabo -> 2 5 10

Fonética: 0,05
Esquema rítmico: 0,48 
Tônicas similares: 0,33
Acentuação: 0,50
Escore = 1,36
(MIVES sentenças iniciais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação entre versos)
apontavam-no como inimigo mais sério.
o anseio de vir logo às mãos com o adversário.
lutava do mesmo modo tumultuário.
de se entregar, dispondo-se ao martírio.

Quebra-se o encanto de ilusão belíssima.
depois de demora prejudicialíssima.
empresa tornara-se, ao cabo, dificílima.
tornando-se de aquisição dificílima.

a/pon/t#a/vam-/no/ c#o/mo i/ni/m#i/go/ m#ais/ s#é/rio. -> Dodecassílabo -> 3 6 9 11 12
o an/s#e/io/ de/ v#ir/ l#o/go #às/ m#ãos/ com/ o ad/ver/s#á/rio. -> Dodecassílabo -> 2 5 6 7 8 12
lu/t#a/va/ do/ m#es/mo/ m#o/do/ tu/mul/tu/#á/rio. -> Dodecassílabo -> 2 5 7 12
de/ Se/ en/tre/g#ar,/ dis/p#on/do-/se/ ao/ mar/t#í/rio. -> Dodecassílabo -> 5 7 12

Qu#e/bra-/se/ o en/c#an/to/ de i/lu/s#ã/o/ be/l#í/ssi/ma. -> Dodecassílabo -> 1 5 9 12
de/p#ois/ de/ de/m#o/ra/ pre/ju/di/ci/a/l#í/ssi/ma. -> Dodecassílabo -> 2 5 12
a em/pr#e/sa/ tor/n#a/ra-/se, ao/ c#a/bo,/ di/fi/c#í/li/ma. -> Dodecassílabo -> 2 5 8 12
tor/n#an/do-/se/ de a/qui/si/ç#ã/o/ di/fi/c#í/li/ma. -> Dodecassílabo -> 2 8 12

Fonética: 1,07
Esquema rítmico: 0,59 
Tônicas similares: 0,50
Acentuação: 0,75
Escore = 2,91
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima mista, métrica dodecassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação entre versos)
a cada estalido seco nas macegas.
depois de inúteis pesquisas nas macegas.
de onde rompiam mais fortes as descargas.
lançando-lhe dentro os erros de 2 mil anos.

de chofre, os contingentes de peregrinos.
por onde extravasavam os intestinos.
o nortearam a lamentáveis destinos. que se abriam em explosões de descargas.
a/ c#a/da/ es/ta/l#i/do/ s#e/co/ Nas/ ma/c#e/gas. -> Dodecassílabo -> 2 6 8 12
de/p#ois/ de/ i/n#ú/teis/ pes/qu#i/sas/ Nas/ ma/c#e/gas. -> Dodecassílabo -> 2 5 8 12
de/ #on/de/ rom/p#i/am/ m#ais/ f#or/tes/ as/ des/c#ar/gas. -> Dodecassílabo -> 2 5 7 8 12
lan/ç#an/do/-lhe/ d#en/tro os/ #e/rros/ de/ 2/ m#il/ #a/nos. -> Dodecassílabo -> 2 5 7 11 12

de/ ch#o/fre,/ os/ con/tin/g#en/tes/ de/ pe/re/gr#i/nos. -> Dodecassílabo -> 2 7 12
por/ #on/de/ ex/tra/va/s#a/vam/ os/ in/tes/t#i/nos. -> Dodecassílabo -> 2 7 12
o/ nor/te/#a/ram/ a/ la/men/t#á/veis/ des/t#i/nos. -> Dodecassílabo -> 4 9 12
Que/ Se/ a/br#i/am/ em/ ex/plo/s#ões/ de/ des/c#ar/gas. -> Dodecassílabo -> 4 9 12

Fonética: 1,38
Esquema rítmico: 0,71 
Tônicas similares: 0,58
Acentuação: 0,67
Escore = 3,34
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima mista, métrica dodecassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação entre versos) 
Os assaltantes eram repelidos.
O bombardeio reduziu-se a um tiro.
À noite tiroteios cerrados.
Detonara, no flanco esquerdo, um tiro.

Perdiam-se nos casebres unidos.
Assim todo sertanejo é vaqueiro.
Estava bloqueado Canudos.
Quebrou-se o encanto do Conselheiro.

Qu/e/br#ou-/se O en/c#an/to/ do/ Con/se/lh#e/i/ro. -> Decassílabo -> 3 5 10
O/ bom/bar/d#e/io/ re/du/z#iu-/se a um/ t#i/ro. -> Decassílabo -> 4 8 10
À/ n#oi/te/ ti/ro/t#e/i/os/ ce/rr#a/dos. -> Decassílabo -> 2 6 10
De/to/n#a/ra,/ no/ fl#an/co es/qu#er/do, um/ t#i/ro. -> Decassílabo -> 3 6 8 10

Per/d#i/am-/se/ nos/ ca/s#e/bres/ u/n#i/dos. -> Decassílabo -> 2 7 10
A/ss#im/ t#o/do/ ser/ta/n#e/jo É/ va/qu#ei/ro. -> Decassílabo -> 2 3 7 10
Es/t#a/va/ blo/qu/e/#a/do/ Ca/n#u/dos. -> Decassílabo -> 2 7 10
Qu/e/br#ou-/se O en/c#an/to/ do/ Con/se/lh#e/i/ro. -> Decassílabo -> 3 5 10

Fonética: 0,94
Esquema rítmico: 0,56 Tônicas similares: 0,00
Acentuação: 0,50
Escore = 2,00
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com primeiro verso)

O aspecto reduzia-lhe a fama.
Alinhou-se em batalha, no alto.
A vitória viria por si mesma.
Centraliza um horizonte vasto.

Impraticável e perigosíssima.
E fora inteiramente imprevisto.
Quebra-se o encanto de ilusão belíssima. menor escala, continua revolto.
O/ as/p#ec/to/ re/du/z#i/a§/lhe a/ f#a/ma. -> Decassílabo -> 3 7 10
A/li/nh#ou§/se/ Em/ ba/t#a/lha,/ no/ #al/to. -> Decassílabo -> 3 7 10
A/ vi/t#ó/ri/a/ vi/r#ia/ por/ s#i/ m#es/ma. -> Decassílabo -> 3 7 9 10
Cen/tra/l#i/za/ um/ ho/ri/z#on/te/ v#as/to. -> Decassílabo -> 3 8 10

Im/pra/ti/c#á/vel/ E/ pe/ri/go/s#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 4 10
E/ f#o/ra in/t#e/i/ra/men/te im/pre/v#is/to. -> Decassílabo -> 2 4 10
Qu#e/bra§/se O en/c#an/to/ de i/lu/s#ão/ be/l#í/ssi/ma. -> Decassílabo -> 1 4 8 10
me/n#or/ es/c#a/la,/ con/ti/n#ua/ re/v#ol/to. -> Decassílabo -> 2 4 8 10

Fonética: 1,0
Esquema rítmico: 0,65 Tônicas similares: 0,00
Acentuação: 0,50
Escore = 2,15
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com primeiro verso)
Esta tendência é expressiva.
Esquadrinhava os jiraus suspensos.
Ele ali subia e pregava.
Não eram sitiantes, eram presos.

Sobre os muradais da igreja nova.
Destruíra e criara revoltosos.
Começou a erigir-se a igreja nova. Vozeavam aclamações e aplausos.
#Es/ta/ ten/d#ên/ci/a/ É/ ex/pre/ss#i/va. -> Decassílabo -> 1 4 10
Es/qua/dri/nh#a/va/ Os/ ji/r#aus/ sus/p#en/sos. -> Decassílabo -> 4 8 10
#E/le/ a/l#i/ su/b#i/a/ E/ pre/g#a/va. -> Decassílabo -> 1 4 6 10
N#ão/ #e/ram/ si/ti/#an/tes,/ #e/ram/ pr#e/sos. -> Decassílabo -> 1 2 6 8 10

S#o/bre/ Os/ mu/ra/d#ais/ da i/gr#e/ja/ n#o/va. -> Decassílabo -> 1 6 8 10
Des/tru/#í/ra E/ cri/#a/ra/ re/vol/t#o/sos. -> Decassílabo -> 3 6 10
Co/me/ç#o/u a e/ri/g#ir§/se a i/gr#e/ja/ n#o/va. -> Decassílabo -> 3 6 8 10
Vo/ze/#a/vam/ a/cla/ma/ç#ões/ E a/pl#au/sos. -> Decassílabo -> 3 8 10

Fonética: 0,88
Esquema rítmico: 0,50 Tônicas similares: 0,50
Acentuação: 0,50
Escore = 2,37
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com primeiro verso)
O gado vive e multiplica-se à gandaia.
Pregava contra a República; é certo.
Às vezes esta ilusão se amplia.
Sebastião sahirá com todo o seu exercito.

Não surgia pela primeira vez na historia.
Isto feito, o casebre fez-se um reduto.
Mais para a direita, dominante, a artilharia.
Ao outro dia prosseguiam para Monte Santo.
O/ g#a/do/ v#i/ve E/ mul/ti/pl#i/ca§/se à/ gan/d#ai/a. -> Dodecassílabo -> 2 4 8 12
Pre/g#a/va/ c#on/tra/ a/ Re/p#ú/bli/ca;/ É/ c#er/to. -> Dodecassílabo -> 2 4 8 12
#às/ v#e/zes/ #es/ta/ i/lu/s#ã/o/ se/ am/pl#i/a. -> Dodecassílabo -> 1 2 4 8 12
Se/bas/ti/#ão/ sahi/r#á/ com/ t#o/do O/ seu e/xer/c#i/to. -> Dodecassílabo -> 4 6 8 12

N#ão/ sur/g#ia/ p#e/la/ pri/m#ei/ra/ v#ez/ na his/to/r#i/a. -> Dodecassílabo -> 1 3 4 7 9 12
#Is/to/ f#e/i/to, O/ ca/s#e/bre/ f#ez§/se um/ re/d#u/to. -> Dodecassílabo -> 1 3 7 9 12
M#ais/ para a/ di/r#ei/ta,/ do/mi/n#an/te, a ar/ti/lha/r#i/a. -> Dodecassílabo -> 1 4 8 12
Ao #o/u/tro/ d#ia/ pro/sse/gu#i/am/ para/ M#on/te/ S#an/to. -> Dodecassílabo -> 1 4 7 10 12

Fonética: 0,55
Esquema rítmico: 0,71 Tônicas similares: 0,42
Acentuação: 0,50
Escore = 2,17
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica dodecassílabo, similaridade por posicionamento de tônica, comparação com primeiro verso)
O sertanejo é, antes de tudo, um forte.
Não entendemos a lição eloqüente.
A manhã surgia rutilante e muda.
Falava-se, às vezes, na retirada.

Era um golpe de audácia estupendo.
Não havia errar o alvo desmedido.
Entra-se, de surpresa, no deserto. E desencadeou-se o tumulto.
O/ ser/ta/n#e/jo É, #an/tes/ de/ t#u/do, um/ f#or/te. -> Decassílabo -> 4 5 8 10
N#ão/ en/ten/d#e/mos/ a/ li/ç#ão e/lo/qu#en/te. -> Decassílabo -> 1 4 8 10
A/ manhã/ sur/g#i/a/ ru/ti/l#an/te E/ m#u/da. -> Decassílabo -> 4 8 10
Fa/l#a/va§/se, #às/ v#e/zes,/ na/ re/ti/r#a/da. -> Decassílabo -> 2 4 5 10

#E/ra um/ g#ol/pe/ de au/d#á/ci/a es/tu/p#en/do. -> Decassílabo -> 1 3 6 10
N#ão/ ha/v#ia/ e/rr#ar/ O #al/vo/ des/me/d#i/do. -> Decassílabo -> 1 3 5 6 10
#En/tra§/se,/ de/ sur/pr#e/sa,/ no/ de/s#er/to. -> Decassílabo -> 1 6 10 E/ de/sen/ca/de/#ou§/se/ O/ tu/m#ul/to. -> Decassílabo -> 6 10

Fonética: 0,50
Acentuação: 0,50
Esquema rítmico: 0,67 e Tônicas similares: 0,00.

Poemas gerados a partir de Grande Sertão: Veredas, João Guimarães Rosa

Depois lhe conto; tudo tem o tempo
Se abraçava com qualquer poeira
Aquilo foi um buracão de tempo
E eu era igual àqueles homens? Era

Mas não se deve de tentar o tempo
Até achei bonito, agora
Aí guarda outra vez, por um tempo
Saímos dali, num pintar de aurora
De/p#ois/ Lhe/ c#on/to;/ t#u/do/ t#em/ o/ t#em/po -> Decassílabo -> 2 4 6 8 10
Se/ a/bra/ç#a/va/ com/ qual/qu#er/ po/#e/i/ra -> Decassílabo -> 4 8 10
A/qu#i/lo/ f#oi/ um/ bu/ra/c#ão/ de/ t#em/po -> Decassílabo -> 2 4 8 10
E #eu/ #e/ra i/gu#al/ #à/que/les/ h#o/mens?/ #E/ra -> Decassílabo -> 1 2 4 5 8 10

Mas/ n#ão/ se/ d#e/ve/ de/ ten/t#ar/ o/ t#em/po -> Decassílabo -> 2 4 8 10
A/t#é/ a/ch#e/i/ bo/n#i/to,/ a/g#o/ra -> Decassílabo -> 2 4 7 10
Aí/ gu#ar/da/ #o/u/tra/ v#ez,/ Por/ um/ t#em/po -> Decassílabo -> 2 4 7 10 Sa/#í/mos/ da/l#i,/ num/ pin/t#ar/ de/ #a/u/ro/ra -> Decassílabo -> 2 5 8 10

Fonética: 1,25
Esquema rítmico: 0,63 Tônicas similares: 0,70
Acentuação: 0,50
Escore = 3,08
(MIVES sentenças finais, PROPOE parâmetros: rima cruzada, métrica decassílabo, similaridade por esquema rítmico, comparação com primeiro verso)
  



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