Projetos‎ > ‎

MIVES

MIVES - Mining Verse Structure
Sistema de busca e identificação de estruturas métricas em prosa

Ricardo Carvalho, Angelo Loula, João Queiroz

[em colaboração LASIC com o IRG (Iconicity Research Group iconicity-group.org) da UFJF coordenado pelo prof João Queiroz www.semiotics.pro.br]

O MIVES (Mining Verse Structure) é um sistema que escande estruturas métricas em prosa. A partir de uma cópia em formato eletrônico de texto (txt), o sistema realiza uma Extração de Segmentos Frásicos, que são sequências de palavras (letras e números) adjacentes que terminam em um ponto final de sentença. 

A partir dos segmentos extraídos, o MIVES realiza a escansão de cada segmento, testando, em cada um deles, diferentes protocolos. Eles são parametrizados de acordo com usuário que define quais metros (mínimo e máximo) deseja identificar, além das combinações e possibilidades a respeito de quais padrões de fusão ou separação silábicas devem ou podem ser considerados. Além disso, é definido um entre três pontos do segmento frásico em que o sistema realiza o processo de mineração: (i) em frases completas: segmentos frásicos que, em sua formação completa, encontram-se na métrica indicada; (ii) início de frases: início dos segmentos frásicos; (iii) final de frases: conjunto de palavras que constituem o final de um segmento frásico.

No protocolo, as palavras são separadas de acordo com as “sílabas poéticas”; em seguida, são verificadas as ligações rítmicas entre as palavras, e ao final são classificadas de acordo com o número de sílabas poéticas encontradas. A determinação da sílaba poética de cada palavra conta com um módulo adicional, o Módulo de Separação Silábica. Este módulo realiza a separação gramatical da palavra que, em seguida é reprocessada pelo MIVES para realizar ajustes no formato da sílaba e obter as sílabas poéticas. Em alguns segmentos extensos, variações da escansão são avaliadas até que o número de sílabas poéticas encontradas se adequem aos limites estabelecidos pelo o usuário. Como não existe uma forma inequívoca de escansão, o MIVES refaz a escansão do mesmo segmento, explorando outros padrões, com o objetivo de fornecer múltiplas alternativas ao usuário.

Leia mais sobre o MIVES em Carvalho, Ricardo (2017) MIVES: um sistema para identificação automática de padrões métricos de versificação em prosa literária brasileira. Dissertação de Mestrado, UEFS.

Disponibilizamos abaixo a primeira versão beta do MIVES (sistema Windows) e um arquivo de texto da obra "Os Sertões" de Euclides da Cunha para você processar. 

Código fonte disponível em https://github.com/lasicuefs/mives

ċ
MIVES 1.0 Beta.zip
(5043k)
Angelo Loula,
18 de out. de 2018 12:12
ċ
Angelo Loula,
18 de out. de 2018 12:11
Comments